quarta-feira, 18 de março de 2009

Disco virtual - ADrive

Bom pessoal, faz alguns dias que me perguntei "como pode a google não ter um disco virtual ainda?". Ta certo que o gmail tem espaço o suficiente pra quem precisa de um quebra galho de backups, mas o "upload" é máximo de 50mb e isso é realmente poco.
Por isso comecei a dar uma vasculhada geral na internet e acredito ter encontrado um que me parece muito bom: ADrive.
O ADrive é um disco virtual dividido em 3 planos:

  • Basic - é básico mesmo e gratuito
  • Signature - assinante básico
  • Premium - assinante premium
O Básico possui 50gb de espaço, acesso via http de qualquer lugar, é possível fazer upload de até 2gb por arquivo, pode fazer upload de diretórios ou arquivos de qualquer extensão, download de arquivo também é fácil e ainda conta com o Zoho editor, que é uma ferramenta de edição de arquivos (texto, planilhas e algumas coisas assim) que deve ter algumas limitações, mas de graça ta valendo muito.
O Assinante básico, conta com tudo isso e mais alguns aplicativos como ADrive desktop (não sei o que é, mas me parece bom), suporte 24hr por dia 7 dias por semana, FTP etc etc
E o Enterprise é tudo isso só que com mais de 50gb. Tem planos de 100gb pra cima.

Pra quem quizer mais detalhes, veja os planos do ADrive.

Bom sem contar que é possível compartilhar seus arquivos. Você compartilha, gera um endereço e envia via e-mail ou passe para seu contato que ele pode acessar o arquivo e fazer download.

Por ser gratuito já ganhou pontos comigo! Parece ser um serviço realmente bom, porém, se um dia a google lançar um... eles irão certamente perder um usuário!

De qualquer forma, fica ai a dica!

ps: para quem procura uma ferramenta de backup automático online, eu recomendo a mozy que também é gratuito. O único problema é que são 2Gb e ele "backupeia" um diretório ou arquivo, sobreescrevendo diariamente. Na verdade, vou utilizar os dois de forma combinada. Um para backup automático diário e o outro para ter as versões separadas.

0 comentários: